Eólica, solar e armazenamento de baterias: poderão iluminar o futuro do mundo?
No mundo de hoje, a proteção do ambiente e o desenvolvimento sustentável tornaram-se um consenso global. Com os problemas cada vez mais graves de poluição ambiental e alterações climáticas provocados pela utilização excessiva de energias fósseis tradicionais, a procura de energias limpas tornou-se cada vez mais urgente.
As energias eólica e solar, enquanto representantes das energias renováveis, são limpas, não poluentes e inesgotáveis. O desenvolvimento contínuo da tecnologia de armazenamento de energia em baterias oferece a possibilidade de resolver a intermitência e a instabilidade da energia eólica e solar. Então, será que a energia eólica, a energia solar e o armazenamento em baterias podem alimentar o mundo? Esta questão tornou-se um foco de atenção.
II. análise de viabilidade
(i) Os projectos de armazenamento de energia contribuem para os objectivos em matéria de energias renováveis
O estudo da BloombergNEF mostra que o desenvolvimento de projectos de armazenamento de energia está a ajudar a atingir o objetivo de 50% da produção global de eletricidade a partir de energia eólica e solar, apoiado pela queda dos preços das baterias. À medida que a tecnologia das baterias continua a avançar e os custos a baixar, os sistemas de armazenamento de energia estão a tornar-se mais amplamente utilizados no sector das energias renováveis. Os sistemas de armazenamento de energia podem armazenar o excesso de energia gerada pela energia eólica e solar em diferentes alturas e libertá-la em alturas de pico de procura, equilibrando assim a oferta e a procura de energia e melhorando a eficiência da utilização da energia.
(ii) O ponto de vista de Musk
Musk acredita que a combinação de energia eólica, solar e baterias pode resolver o problema da energia sustentável para a Terra, e lançou o sistema de produtos “geração de energia fotovoltaica + armazenamento de energia”. Musk afirmou recentemente que 80% da energia mundial provém de combustíveis fósseis e que a utilização de combustíveis fósseis desperdiça, de facto, muita energia. A Tesla utiliza os produtos Solar Roof para conquistar o mercado fotovoltaico doméstico, visando 240TWh de armazenamento de energia, 30TWh de eletricidade renovável e um investimento na produção de 10 biliões de dólares. Musk também tweetou: “A energia eólica e solar combinada com baterias resolverá o problema da energia sustentável para o planeta. A energia hidroelétrica, nuclear e geotérmica também serão partes importantes da solução”.
(iii) Perspectivas de armazenamento de energia eólica em 2030
Um relatório da RethinkX prevê que uma combinação de energia solar, eólica e de baterias de armazenamento poderia perturbar o atual sistema energético global com a “energia mais barata” até 2030. De acordo com o relatório, a Alemanha poderia alcançar a “liberdade energética” até 2030 apenas com energia solar, eólica e baterias de armazenamento (SWB). A Alemanha está a enfrentar uma crise de abastecimento de energia sem precedentes, ao reconsiderar a sua dependência das importações de petróleo e gás da Rússia. Mas esta crise também oferece uma oportunidade única para construir um sistema de energia limpa totalmente autossuficiente e a custo zero na Alemanha, na próxima década, a um custo inferior às actuais despesas anuais do país com combustíveis fósseis.
(iv) Prática alemã
A Alemanha está no bom caminho para alcançar a “liberdade energética” até 2030 apenas com energia solar, eólica e armazenamento de baterias. A Alemanha deu o passo extraordinário de propor um objetivo de energia renovável com emissões líquidas nulas, visando satisfazer todas as suas necessidades de eletricidade a partir da energia solar e eólica até 2035 e investindo 216 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos. O Ministro das Finanças alemão, Christian Lindner, afirmou que “a energia renovável é uma energia gratuita”. A Alemanha está a complementar o desenvolvimento da energia verde através da implantação de mais tecnologias de armazenamento de energia, tais como o armazenamento de baterias fotovoltaicas, o armazenamento de baterias de veículos eléctricos, o armazenamento por bombagem, o armazenamento térmico e o armazenamento de eletricidade para gás, para fazer face à instabilidade da energia eólica e solar e para garantir uma rede eléctrica ou uma fonte de energia sem problemas e segura.
III – Desafios e controvérsias
(i) As preocupações de Buffett
Warren Buffett afirmou na reunião anual de acionistas da Berkshire Hathaway de 2024 que, sem um avanço na tecnologia de armazenamento de baterias, a energia solar nunca será a única fonte de eletricidade. O Nevada conta atualmente com duas unidades alimentadas a carvão como complemento para garantir um fornecimento fiável de eletricidade, e as duas últimas serão retiradas no próximo ano e substituídas por novas unidades alimentadas a gás. Os desafios da descarbonização da energia de fontes convencionais para fontes renováveis são múltiplos, especialmente o problema da intermitência. Embora as tecnologias avançadas de armazenamento de energia em baterias e outras inovações possam ultrapassar estas barreiras, deparam-se atualmente com múltiplas complexidades que afectam a fiabilidade e a relação custo-eficácia.
Buffett acredita que, devido à natureza intermitente das energias renováveis, a energia solar nunca será a única fonte de energia, a menos que haja verdadeiros avanços em domínios como o armazenamento de energia. O sucessor Abel também referiu que, normalmente, a forma mais económica de o fazer agora é utilizar uma bateria de 4 horas, o que é um desafio quando não há sol. Há muitos avanços tecnológicos em curso que requerem um grande investimento. Mas a realidade é que precisamos de equilibrar cuidadosamente a fiabilidade da energia e a intermitência, e os custos são importantes, e quanto é que os clientes precisam de pagar para alcançar esse equilíbrio delicado, para apoiar a fiabilidade da energia, é algo que será aprendido com a prática. Buffett disse também que compreende porque é que as pessoas precisam de baterias à noite, mas isso custa muito dinheiro.
Como diz Greg, o adjunto de Warren Buffett, a transição energética não se fará de um dia para o outro. Tanto a energia fotovoltaica como a eólica enfrentam o problema da intermitência e precisam de recorrer ao armazenamento de energia. Para garantir um fornecimento estável e fiável de eletricidade, ainda não é possível abandonar completamente os combustíveis fósseis. Atualmente, a economia da central de armazenamento de energia é de 4 horas, tendo em conta a falta de luz durante a noite, 4 horas não são obviamente suficientes, a fiabilidade e a economia têm de encontrar um equilíbrio. Buffett acrescentou que a transição energética e o fornecimento de energia devem ser ambos, a atual energia fotovoltaica não pode tornar-se a principal fonte de eletricidade porque o problema do armazenamento não foi resolvido. O seu amigo Bill Gates investiu num projeto de bateria de armazenamento de energia, está a estudar a forma de prolongar a vida útil da bateria de armazenamento, mas os avanços tecnológicos ainda precisam de tempo, temos de respeitar o desenvolvimento objetivo das coisas.